6 de outubro de 2011

Apimente sua vida!

Hoje o assunto é a pimenta, nosso logo!

Além de espantar o mau-olhado, elas são forte aliadas à saúde! Consumindo apenas uma colher de sopa por dia do ingrediente, é possível acelerar o metabolismo em 3% e melhorar o funcionamento do intestino.
Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Porém, quem inclui a pimenta no cardápio diário leva os benefícios medicinais como analgésico, antiinflamatório, xarope e vitaminas (dependendo da espécie, uma pimenta pode ter até dez vezes mais vitamina C do que uma laranja), além de fazer bem à pele, cabelos, olhos e ao sistema imunológico.
A ingestão do fruto diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. Isso porque a capsiacina, substância que provoca sua ardência, atua em várias áreas do corpo. Alivia dores de cabeça, aumenta a capacidade pulmonar, controla os níveis de glicose no sangue e é ótima para tratar alergias.

A pimenta aumenta a produção de endorfina no cérebro, assim como o exercício físico. Quando ingerida, a capsaicina ativa receptores na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro a mensagem de que a boca estaria "pegando fogo", o que gera, imediatamente, uma resposta do cérebro, que tenta "salvar a boca". Resultado: o indivíduo começa a salivar e transpirar, fora a liberação de endorfinas, que provoca uma sensação de bem-estar. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida, e quanto mais endorfina, menos dores musculares e enxaqueca a pessoa sente.

Curiosidades:
- Existem mais de dois mil tipos de pimenta;
- São ótimas para combater a TPM;
- É muito boa também para quem quer emagrecer: consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes;
- A pimenta-do-reino já foi aceita como moeda corrente na época do descobrimento do Brasil, pois ela era ótima para conservar carnes;
- No México, as mulheres consomem o condimento por acreditarem que ele combate a celulite;
- A cidade gaúcha Turuçu se transformou na Capital da Pimenta e tem o ingrediente presente em todas as refeições, sendo o orgulho da cidade.


Graças a essas vantagens, a pimenta já está classificada como alimento funcional, o que significa que possui componentes que promovem e preservam a saúde. É usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores e desordens gastrintestinais, além de já ajudar na eliminação de feridas abertas (o pó é colocado diretamente sobre a pele machucada), gripes e resfriados, infecções, pressão alta e males do coração. Está presente em pesquisas no mundo inteiro: no combate à AIDS e ao câncer. Também existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante (anti-envelhecimento) da capsaicina.


Que tal dar uma apimentada na vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...