24 de setembro de 2011

De época?

Hoje nosso assunto é sobre vestuário e acessórios de época (que fazem parte do nosso cotidiano!), em homenagem ao grande sucesso que foi a novela Cordel Encantado, exibida na Rede Globo, que teve fim sexta feira passada.
Se você não assistiu, tudo bem, mas não custa nada dar uma olhadinha no figurino, né?


O figurino de Cordel Encantado encantou. O comentário entre estilistas, figurinistas e fashionistas é unânime: o guarda-roupa da novela é um verdadeiro primor. Assinado pelas figurinistas Karla Monteiro e Marie Salles, as roupas dos personagens da trama se tornaram objetos de desejo ao misturar referências de várias épocas e, assim, conseguir um efeito totalmente contemporâneo.
O figurino de Cordel Encantado é totalmente artesanal, e todas as roupas e acessórios precisaram ser produzidos na Central Globo de Produção. Os figurinos são ricos em detalhes, como os apliques de correntes douradas e pérolas. Mangas bufantes foram marca registrada dos vestidos das personagens mais jovens da trama.

Saias longas e de patchwork
As saias usadas pela personagem Açucena viraram moda nas ruas. Pura tendência. As de patchwork podem ser usadas de dia, se feita com tecidos mais simples, ou na noite, feita de tecidos acetinados.




Fascinator
Não chega a ser um chapéu, mas é um acessório que está super em alta. Na novela, enfeitou a cabeça da duquesa Úrsula. Na vida real, já foi visto em cabeças da realeza de verdade, como a de Kate Middleton. Outros elementos do figurino da personagem que podem virar hit são as ombreiras e as jóias com misturas de materiais, como metais e o cristais. A vilã usou cores fortes, como bordô, vermelho e azul, muitas rendas e plumas. A figurinista se baseou nos desfiles de verão 2011 de grifes como Balmain, Pucci e Gucci. 




Bolsa de Corrente
O acessório usado pela personagem Lady Carlota está há muito enfeitando os ombros das mulheres. Esse estilo de bolsa ficou consagrado com a marca Chanel, que fez a chamada 2.55 (por ter sido criada em fevereiro de 1966), uma peça de couro matelassado e com alças de correntes entremeadas com fita de couro. Elas fizeram e ainda fazem muito sucesso, atualmente há várias cores, tamanhos, estilos e materiais.


Óculos Redondos
Os de Timóteo, personagem de Bruno Gagliasso, é um legítimo Marc Jacobs. O modelo já foi usado por John Lennon e hoje enfeita o rosto de moderninhos como Lady Gaga.


Cintos Largos
Feito de madeira e osso, o cinto é exemplo de mistura inusitada que dá certo. Por ser largo, marca a cintura e ajuda a disfarçar possíveis gordurinhas. Hoje há vários modelos, com diversos materiais, cores, estilos e tamanhos.




Tiaras
Podem ser fininhas ou mais largas, de metal ou tecido. As tiaras são um charme e fazem a cabeça das mulheres. Outro acessório da personagem Rosa são as pulseirinhas de couro trançadas.




Curiosidades
Soluções criativas e exóticas foram presentes em todo o figurino. Para a rainha Cristina, personagem de Alinne Moraes, foi usada uma técnica chamada shibouri. É uma espécie de tie-dye indiano, tecidos manchados que garantem um visual suave.




Outras personagens que usam figurinos que valem a pena dar uma olhada:


A personagem de Zezé Polessa, a Dona Ternurinha,  é primeira dama da cidade que ostenta lindas roupas e chapéus. A personagem Maria Cesária, interpretada por Lucy Ramos, tem presente no figurino muitas bijus feitas com sementes e cintos largos de palha.


Abaixo, um vídeo sobre os figurinos da novela:

Vocês gostam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...